Os resultados de uma pesquisa do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), com o objetivo de descobrir a satisfação dos clientes em relação ao trabalho do profissional da contabilidade, foram divulgados. O levantamento foi aplicado entre 3 e 30 de novembro de 2022 e mostra que os contadores têm sido cada vez mais valorizados.
De acordo com os empresários, os profissionais contábeis os ajudaram em uma média de 86,39% nas tomadas de decisões, e de 86,51% na gestão financeira. Assim, os contadores foram vistos como essenciais para que seus negócios evoluíssem. Além disso, 86,99% acreditam que o profissional contábil tem um nível de conhecimento bom e 90,12% identificam neles atitudes como ética, empatia, simpatia e postura de competência técnica.
Segundo o empresário contábil, Marcelo Voigt Bianchi, que é referência em inovação dentro de escritórios, o profissional passou de ser um prestador de serviços para um contribuidor com a prosperidade das organizações. “O profissional contábil entendeu que além de decifrar as informações de seu cliente ele pode contribuir com a eficiência e expansão dos negócios. Isso traz um efeito cascata para todos os stakeholders: investidores, funcionários, clientes, fornecedores, governo e parceiros”, disse.
Marcelo também afirma que o empresário contábil tem se dedicado a expandir seus conhecimentos em outras áreas nos últimos anos. As principais foram marketing, gestão humana, gestão de processos e tecnologia, áreas que passaram a fazer parte da cultura organizacional dessas empresas, o que acaba refletindo nas equipes. “Antes, um bom profissional contábil se destacava no meio profissional só com o conhecimento técnico, agora, ele precisa ser bom tecnicamente e se relacionar com todo o ecossistema de negócios”, complementa o empresário.
Futuro da contabilidade
Para o especialista, o contador está vivendo o melhor momento da profissão e deve estar atento às necessidades dos clientes em 2023 para que continue assim. “O ambiente do cliente é um oceano de oportunidades, é necessário diminuir o tempo com a operação e aumentar o tempo com o relacionamento com o cliente”, aconselha.
Um dos caminhos principais para a identificação dessas necessidades é a preparação das equipes. “Nossas equipes precisam ser especialistas em identificar problemas e transformá-los em oportunidades, seja por meio de soluções próprias ou de parceiros.”
De acordo com o empresário, outro ponto fundamental para a evolução da profissão é o compartilhamento de informações entre os escritórios e o networking. “Muitas empresas contábeis já saíram de sua própria ilha e tem compartilhado com outras empresas contábeis suas experiências. Isso ajuda muito. Procure fazer parte desses grupos, o mercado é imenso e tem lugar para todo mundo”, finaliza.
Satisfação com o CFC
A pesquisa, ademais, entrevistou cerca de 6.476 profissionais contábeis para que avaliassem o grau de satisfação em relação aos serviços prestados pelo Conselho Federal de Contabilidade. Os resultados foram:
Serviços digitais fornecidos pelo CFC, como Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), Declaração de não Ocorrência de Operações ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) , Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) e Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) – 79,56% de satisfação dos usuários.
Ouvidoria e o Portal da Transparência do CFC – 75,46% de aprovação.
Veículos de comunicação do CFC, como site Agência de Notícias, Boletim CFC, Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), Podcast, TV CFC e redes sociais – 77,53% de satisfação.
Lives, webinars, seminários on-line, que visam capacitar o profissional da contabilidade – 78,47% da aprovação dos profissionais.
Pesquisa
Pesquisas como essa são realizadas anualmente e compõem o Sistema de Gestão por Indicadores do CFC. São aplicadas através de uma ferramenta eletrônica específica com questionários confidenciais. A participação ocorre de forma voluntária e anônima.
O grau de satisfação é a média aritmética dos resultados apurados nas questões que compõem cada formulário. As respostas observaram uma escala em que 1 significa “muito ruim” e 5 significa “muito bom”.
Confira a pesquisa completa clicando aqui.
Conte com a Meta!
Diante do exposto neste post de hoje, saiba que a Meta Assessoria atua como contabilidade consultiva e auxilia o empresário com suas informações para a tomada de decisão da empresa. Visando no sucesso do negócio, conte com os serviços da Meta para ter os seus dados financeiros e patrimoniais reais ao seu acesso quando necessário. Seja também um cliente Meta e tenha essas e outras vantagens competitivas para o mercado.
Fonte: Contábeis/CFC


