De acordo com o IPV (Índice de Performance do Varejo), o fluxo de visitantes em lojas físicas teve um aumento de 28% no primeiro mês de 2023. Os Shopping Centers também registraram um aumento de 18% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
As lojas localizadas nas ruas tiveram um crescimento de 21%, enquanto as lojas dentro de centros comerciais tiveram um aumento de 17% em relação a 2022.
5 setores do varejo tiveram crescimento em relação ao ano anterior
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgou uma classificação unificada para os segmentos, e dos 6 setores mapeados pelo índice, 5 deles registraram aumento no fluxo de visitas em relação ao ano anterior. O único setor que apresentou queda foi “Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação”, com uma redução de 28%.
Os destaques positivos foram “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” (+53%) e “Tecidos, vestuário e calçados” (+41%), que também tiveram um aumento significativo tanto na quantidade de cupons quanto no faturamento nominal.
O setor de “Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo” registrou um aumento de 2% no volume de cupons e 5% no faturamento nominal, indicando uma possível pressão inflacionária.
Estes dados são relevantes para entender o desempenho dos setores no mercado e para auxiliar na tomada de decisões estratégicas.
Eficiência e redução de custos para consolidar clientes em 2023
“Ainda que diante de um início de ano positivo em relação aos dados do IPV, a agenda dos varejistas está cada vez mais voltada para eficiência, visando garantir redução em custos operacionais e aumentar a consolidação da base de clientes já existente. Vemos nitidamente uma retomada, mas que ainda deve ser tratada com cautela diante dos desafios externos”, afirma Flávia Pini, articulista especializada em Transformação Digital do Varejo.
Aumento no fluxo de visitação e nas vendas em lojas físicas
De acordo com análise da 4intelligence, o fluxo de visitação em lojas físicas apresentou um aumento de 28% em janeiro de 2023, comparado com o mesmo mês do ano anterior.
Essa alta foi disseminada em todas as regiões do país, exceto no Norte que apresentou queda (-7%). A região Sudeste foi o destaque positivo com um aumento de 38%, seguido pelo Sul com 15%.
Quanto ao volume de vendas, houve um aumento generalizado de 33% em todo o Brasil. A região Sul apresentou o maior destaque com um aumento de 35%, seguido pelo Sudeste com 34%.
Em relação ao faturamento nominal, a maior alta foi registrada no Nordeste (42%), seguido pelo Sul (36%). Com esses percentuais, podemos visualizar o cenário do varejo atual, e assim tomar boas decisões estratégicas.
Conte com a Meta
Com o aumento do fluxo de visitação em lojas físicas e com a recuperação da economia, é fundamental que os varejistas estejam preparados para atender às demandas dos consumidores e garantir sua fidelidade.
A Meta Assessoria é uma parceira estratégica para ajudar no crescimento e sucesso do seu negócio. Oferecemos diversas soluções, personalizadas e de acordo com as últimas novidades do setor, para atender as necessidades de cada empresa.
Conte com os nossos serviços para uma maior rentabilidade, entre em contato.
Fonte: ABRAS/SuperHiper


