De acordo com o Índice de Custo de Vida (ICV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), os alimentos em Florianópolis apresentaram uma pequena diminuição em junho, registrando uma queda de -0,16%. Os preços dos alimentos para consumo em casa sofreram uma redução ainda maior, alcançando -0,26%.
Apesar disso, houve aumento em alguns produtos, incluindo um significativo aumento de 31,7% nos preços da batata inglesa.
O índice ainda mostrou que os preços das refeições e lanches consumidos fora de casa se mantiveram estáveis durante o mês de junho. Confira as listas detalhadas abaixo:
Alimentos que ficaram mais baratos
– Óleos e gorduras (-8,9%), com destaque para o óleo de soja (-13,2%);
– Bebidas (-1,5%);
– Aves e ovos (-1,5%);
– Carnes in natura (-1,1%);
– Leites e derivados (-1%);
– Carnes e peixes industrializados (-0,7%);
– Pescados (-0,08%).
Alimentos que ficaram mais caros
– Tubérculos, raízes e legumes (9,6%), com destaque para a batata inglesa (31,7%);
– Enlatados e conservas (6,4%);
– Farinhas, féculas e massas (1,7%);
– Frutas (1,2%);
– Sal e condimentos (1%);
– Panificados (0,8%);
– Hortaliças e verduras (0,8%);
– Açúcares e derivados (0,7%);
– Cereais, leguminosas e oleaginosas (0,3%).
Em geral, Florianópolis tem uma queda de preços
Em junho, os preços dos bens e serviços adquiridos pelas famílias de Florianópolis apresentaram uma deflação de -0,11%. Vale ressaltar que a última vez que a inflação mensal ficou negativa foi em setembro de 2022, quando registrou -0,19%.
O índice interrompeu uma sequência de três meses de deflação. Por outro lado, a deflação registrada neste mês manteve a tendência de queda iniciada em março.
A inflação de junho também foi menor do que a do mesmo período do ano anterior, que havia apresentado um aumento de 0,15%. Isso porque a queda nos valores contribuiu para uma redução nos índices acumulados.
Concluímos que o primeiro semestre de 2023 encerrou com uma inflação de 3,05%, enquanto nos cinco meses até maio, esse valor estava em 3,16%. Além disso, o acumulado dos últimos 12 meses caiu para 3,21% (em maio estava em 3,47%), ficando inclusive abaixo da meta nacional anual de 3,25%.
Catarinense, conte com os serviços da Meta!
Agora, os supermercadistas de Santa Catarina têm uma excelente oportunidade de aumentar sua lucratividade e otimizar seus negócios com os serviços da Meta Assessoria, que vem expandindo suas atividades para o estado.
Com expertise comprovada no setor, a Meta Assessoria oferece soluções personalizadas e abrangentes, permitindo que os estabelecimentos aprimorem suas operações, reduzam custos e alcancem resultados ainda mais sólidos. Conte com a Meta e impulsione o crescimento e o sucesso do seu supermercado!
Fonte: nd+


