Meta Assessoria

Alterações no Processo de Agendamento da Perícia no INSS

O Governo está realizando mudanças em seus acessos a plataformas, unificando para que todo cidadão/trabalhador utilize a sua conta do GOV. Deste modo, os agendamentos de perícias para afastamentos previdenciários e as consultas dos resultados, somente poderão ser realizados pelo próprio trabalhador.

Visando orientar o trabalhador, o Depto Pessoal da Meta elaborou o manual de agendamento e consulta de perícia, que segue abaixo:

Como agendar a perícia médica no INSS?

Existem basicamente três formas de marcar ou remarcar a perícia médica no INSS: pelo site, pelo aplicativo ou pelo telefone.

Pela internet, o agendamento acontece pelo portal e aplicativo Meu INSS. Já pelo telefone, bastando ligar para o número 135.

Veja a seguir o passo a passo detalhado desta solicitação:

Site Meu INSS

O primeiro passo é acessar o site do Meu INSS e efetuar o login. Quem ainda não tem a senha, deverá providenciá-lo a partir do cadastro único do Gov.Br – que é a nova forma de acesso ao portal.

O cadastro pode ser realizado à distância também, pela internet e mediante algumas informações pessoais.

Depois de criar a senha e entrar no sistema (ao clicar em “entrar”), o solicitante deve navegar pela tela iniciar em serviços em destaque até localizar a opção “Agendar Perícia”.

Depois de selecionar esse serviço, o usuário deve selecionar entre as duas perícias disponíveis:

  1. Perícia inicial que é serviço destinado a realização de perícia médica para os requerimentos de benefícios por incapacidade;
  2. Perícia de prorrogação que é o serviço para realização de perícia médica das solicitações de prorrogação dos benefícios por incapacidade.

Ao clicar em um dos serviços, basta clicar em “selecionar” para prosseguir.

IMPORTANTE: Após a conclusão do agendamento, se necessário o atendimento domiciliar ou hospitalar, o representante do periciado deverá comparecer na unidade de atendimento selecionada, na data e hora marcada. Também deverá apresentar o(s) documento(s) que comprovem a impossibilidade de locomoção ou o comprovante de internação hospitalar, além dos demais documentos de identificação do periciado.

Esse atendimento tido como exclusivo só pode ser solicitado nestes casos. Os demais devem comparecer na agência do INSS no dia e horário agendado.

As informações básicas cadastrais devem ser confirmadas, antes de prosseguir, assim como os dados para contato.

Nos dados adicionais é importante conferir o NIT (Número de Identificação do Trabalhador) e informar a categoria do requerente, escolhendo entre “Empregado” e “Não Empregado”.

Para finalizar, basta seguir as próximas instruções na tela.

Aplicativo Meu INSS

O processo no aplicativo Meu INSS é similar. O usuário deve logar com a mesma senha de acesso ao site (senha única) e seguir as instruções.

Central 135

Se preferir fazer o agendamento da perícia médica no INSS pelo telefone, o requerente deve ligar para a Central de Atendimento do INSS: o telefone é 135. Por meio de uma simples ligação, é possível agendar a perícia médica se atentando às datas e horários disponíveis.

Se ligar de um telefone fixo, a ligação é gratuita. As ligações realizados pelo celular tem cobrança de ligação local. A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (no horário de Brasília).

Como reagendar a perícia médica no INSS?

O reagendamento pode ser feito da mesma forma por um dos três canais citados. No entanto, é importante lembrar que isso só pode ser feito uma única vez e até três dias antes da data agendada.

É preciso informar o local, data e horário reservados anteriormente ou o número do protocolo (ou data do requerimento mais número do benefício).

O que é necessário levar no dia da perícia médica no INSS?

A perícia só pode ser realizada na unidade escolhida durante o agendamento e na data e horário marcado. A documentação necessária para todos os casos é:

  • Documento de identificação pessoal com foto;
  • Documentos médicos que comprovem a incapacidade laborativa (tais como atestados médicos, carta da empresa empregadora, comprovantes de tratamento, exames laboratoriais e clínicos e/ou receituários).

Como acompanhar a resposta do processo

Para acompanhar o andamento do requerimento basta acessar o Meu INSS ou ligar para a Central 135 e escolher a opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

Em geral, os benefícios começam a ser pagos de 30 a 90 dias após a divulgação do resultado da perícia.

Conte com nosso Departamento Pessoal

As informações foram reunidas e o texto escrito pelo Departamento Pessoal da Meta Assessoria.

Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco.

Rolar para cima