Controle de estoque: a importância para os supermercados

Manter um supermercado sempre cheio é muito importante para o estabelecimento visto que os clientes ao entrarem irão ver que existe competência e qualidade no local.

Entretanto, ter o controle de estoque é fundamental para evitar perdas de produtos e eliminar gastos, fazendo com que isto torne-se lucro para a empresa.

Normalmente, devido a várias situações e dificuldades, alguns gestores não conseguem montar um plano assertivo quanto aos seus estoques.

Por causa disto, continue lendo este artigo, e vamos lhe explicar o que é controle de estoque e sua importância para os supermercados.

Saiba como está a entrada e saída dos produtos

Todavia, para saber o controle de estoque, é preciso entender a entrada e saída dos produtos, quantas vezes ele foi vendido pelo estabelecimento. Afinal, deve observar esta rotatividade anual, mensal ou diária.

Ao seguir estes passos importantes será possível identificar a produção de cada setor, o tempo em que as mercadorias param e os recursos são obtidos.

Entretanto, deixar produtos parados representa perdas, quando o dinheiro gasto poderia ser usado para outros fins como compromissos a curto prazo, fazendo com que o caixa do supermercado fique saudável.

De acordo com a demanda, faça aquisições

Sobretudo, para ter um controle de estoque organizado, é preciso que as aquisições e as compras feitas pela empresa estejam correspondam a demanda. Conforme isto, deve-se observar o giro de produtos, como a entrada e saída.

Então, ao saber estas bases informativas, o planejamento de compras será mais assertivo e você chegará em uma conclusão de qual produto comprar ou não, isto é, saber se o estoque do supermercado estará viável seguindo os passos da empresa.

Invista em uma gestão de supermercados  

A princípio, ter uma gestão de supermercados torna-se algo bastante viável se deseja ver a empresa em crescimento.

Investir em tecnologias, reduz os trabalhos manuais e trabalhando desta maneira irá ter alguns benefícios como:

  • Informações assertivas sobre o estoque do supermercado 
  • Uma rotina tranquila com trabalhos automáticos  
  • Trabalhos mais, assertivo diminuindo os erros cometidos
  • Produção em alta escala
  • Processos confiáveis  
  • Custos otimizados

Entretanto, possuindo uma gestão de supermercados, haverá um acompanhamento, inventários e relatórios para os gerentes responsáveis.

Agora que você viu algumas dicas de como ter um controle de estoque eficaz para um supermercado, veja abaixo como cadastrar os produtos corretamente.

Qual é o conceito de cadastro de produtos?

Em resumo, o cadastro de produtos está ligado a saber todas as informações necessárias sobre os produtos que estão à venda no estabelecimento, ou seja, registrando os produtos na maneira correta, códigos de barras serão gerados para as mercadorias.

Essa forma de trabalho facilita as transações e vendas comerciais e acaba sendo algo aplausível, pois colabora a ter uma gestão de supermercados eficiente.

Como é feito o cadastro de produtos?

Primeiramente, cadastrar produtos em um supermercado é obrigatório, e para que seja feito é preciso ter algumas informações importantes como nome dos produtos a serem cadastrados, número de identificação, custos, preços de vendas, fornecedores e em qual classe ele se enquadra.

Ainda, a tributação dos produtos é muito assertiva, pois existem vários impostos a serem considerados como, PIS, COFINS, IPI. Estes impostos influenciam no caixa da empresa, portanto, precisam ser levados a sério.

Logo após juntar todas as informações, os processos ficarão mais fáceis e o departamento fiscal responsável pelas finanças irá saber os valores dos produtos que foram comprados. Ao saber as vendas e os gastos da empresa ficará mais fácil saber os impostos.

Tendo este controle, sabendo administrar fica bem mais fácil o que está pagando e o que não precisa pagar.

Evite multas 

Entretanto, ao ter todas as informações sobre o controle de estoque, entregue-as corretamente a receita federal. Tenha consciência de que isso se trata de honestidade e entregar dados errados podem gerar multas a empresa, aumentando os gastos.

Estar em dia com as obrigações da empresa é essencial, por isso a importância de estar sempre atualizado.

Preste muita a atenção nos impostos federais e estaduais, pois eles são constantemente alterados e assim será evitado muitos problemas. Seja uma empresa confiável, passando sempre credibilidade as pessoas.

Olá, seja bem vindo a Meta Assessoria!
Como podemos lhe ajudar hoje?