Gestão tributária: erros que sua empresa comete

Gestão tributária, todavia, viver no Brasil lidando com notas fiscais não é muito viável, se houver uma gestão tributária favorável, as empresas irão conseguir se organizar e pagar as dívidas normalmente sem se endividar.

Aliás, existem variações para as regras a serem seguidas nos estados brasileiros. Com o passar do tempo várias regras mudaram, o que fez com que a carga tributária aumentasse, o que passou a ser uma enorme desvantagem.

Neste artigo, vamos falar sobre a gestão tributária e os erros cometidos pelas empresas. Confira e saiba como evitar esses erros!

Carga tributária: sem planejamentos fiscais  

Falhar neste planejamento está construindo erros terríveis para o futuro. A gestão tributária trabalha tendo o mesmo conceito, pois a empresa possuindo vários setores é preciso ter um bom planejamento e ser eficiente.

Crie estratégias que fazem sentido com o modelo do seu negócio, nunca erre nesta etapa, pois irá dizer se o planejamento é bom ou não. Todo planejamento mal feito fará com que o modelo empresarial caia em descaso.

Todavia, quando os planos são mal estruturados, a empresa corre o risco de sofrer grandes impostos. Quando se há dedicação e competência necessária, faz com que os impostos diminuem ou não haja nenhum, tudo isto está ligado a responsabilidade de quem está no comando.

Elaborar esse planejamento não é tão difícil uma vez que ao possuir conhecimento necessário de todos os históricos, os planos serão construídos facilmente.

Nunca erre no departamento fiscal

Normalmente o departamento fiscal possui as estratégias mais viáveis para a saúde das empresas. Tudo isto passa por processos importantes desde a administração até os gestores, ou seja, é preciso ter uma conversa bastante intuitiva com a visão de que a empresa cresça.

Sendo assim, é importante ter conversas regulares e fazer planos. O uso da inteligência fiscal é viável neste momento, pois as análises serão feitas com o objetivo de chegar às conclusões assertivas.

As empresas precisam fazer uma auto avaliação, planejando recuperar gastos e ter as dívidas em dia para que a carga tributária não venha a se comprometer.

Não erre na escolha de um regime

Escolher um regime tributário é algo totalmente normal e simples, mas ao possuir um pouco de conhecimento não irá cometer estes erros facilmente. Como existem várias empresas no Brasil, a maioria não tem cargas tributárias, e isto passa a ser algo exatamente fora do normal e inviável para as instituições.

Por causa disso, por não possuir uma carga tributária acabam optando pelo regime tributário. No Brasil possuem apenas 3 regimes: o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido.

Conforme a área de atuação do profissional estes recursos serão bastante viáveis, pois irá reduzir os impostos anualmente. Portanto, se o empresário possui uma pequena ou micro empresa, o simples será mais viável e assertivo.

Mas se a empresa é de grande porte, o mais viável será o lucro real e para lucros menores o melhor será optar pelo lucro presumido.

Sonegar todos os impostos

Existem vários motivos para as empresas não sonegarem os seus impostos. Todas as empresas precisam ter caráter e quitar as suas dívidas, estar em dia consigo mesmo e com as pessoas que a rodeiam.

Se a empresa pagar os impostos e agir de maneira honesta será sempre vista com bons olhos e elogiada pela sociedade.

As cargas tributárias são totalmente altas no Brasil, mas é preciso ter consciência disto para ser um empreendedor, nunca abra uma empresa sem o conhecimento necessário.

Ao abrir um estabelecimento e o empresário não conseguir pagar as dívidas, pode ser visto como um profissional incompetente. Para evitar este tipo de problema é importante ter uma gestão empresarial e contar com pessoas que tenham competência em gerenciar e tomar conta de todas as dívidas.

Contudo, isso deve ser levado a sério porque deixar de pagar as contas pode acarretar problemas para a empresa como multas, isto é, tenha cuidado e seja um empresário responsável.

Não ter um acompanhamento da legislação

As leis tributárias estão trazendo problemas para milhares de pessoas no Brasil. Entretanto, está havendo mudanças muito positivas, como, por exemplo, o eSocial. E com o passar do tempo, a tendência é de que haja crescimentos favoráveis.

Então, se não quiser ter problemas e possuir uma excelente gestão tributária, se informe e atualize-se para as novas leis que estão por vir.

Ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco que te trazemos todas as informações necessárias para ter uma gestão tributária ideal para o seu negócio.

Olá, seja bem vindo a Meta Assessoria!
Como podemos lhe ajudar hoje?