Setor supermercadista acumula alta de 0,67% nas vendas, mostra índice Abras

As vendas do setor supermercadista acumulam alta de 0,67% (de janeiro a agosto) na comparação com o mesmo período de 2016, de acordo com o Índice Nacional de Vendas Abras apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. Em agosto, as vendas do setor em valores reais – deflacionadas pelo IPCA/IBGE – apresentaram queda de -1,91% na comparação com julho, e alta de 0,25% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Em valores nominais, as vendas dos supermercados apresentaram queda de -1,73% em relação ao mês de julho e, quando comparadas a agosto de 2016, alta de 2,74%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 4,54%.

De acordo com presidente da Abras, João Sanzovo Neto, as vendas em valores monetários refletiram os resultados da baixa inflação no País. “O IPCA ficou em 0,19% em agosto, a menor taxa para o mês desde 2010. No ano, o acumulado (até agosto) foi de 1,62%, bem abaixo dos 5,42% registrados no mesmo período do ano passado. Vale lembrar, que o IPCA Alimentos teve deflação de -1,07% em agosto, e acumula -1,56% em 2017”, diz. Sanzovo destaca, ainda, que o aumento do consumo das famílias acontecerá de forma gradativa. “O País ainda vive os reflexos da crise, mas acreditamos que a aproximação do final do ano, com importantes datas para o setor como Black Friday, Natal e Réveillon, poderã impulsionar as vendas”, conclui.

Por Agas – Associação Gaúcha de Supermercados em 29/09/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.