Reconhecimento de firma online já pode ser feito em todos os cartórios do Brasil

Desde terça-feira (7), os cidadãos já podem reconhecer firma de forma totalmente digital em qualquer cartório do país. A plataforma online disponibilizada trouxe benefícios para os usuários que utilizam o serviço anualmente no Brasil.

O reconhecimento de firma é o procedimento que atesta a autoria da assinatura em um documento. Essa autenticação é utilizada na compra de imóveis e automóveis, por exemplo.

Com a plataforma online, o cidadão brasileiro terá mais agilidade nesse processo que era tão demorada e burocrática.

Além disso, a medida traz também benefícios ambientais, já que irá restringir a utilização de milhões de folhas de papel no país. Essa economia pode significar a preservação de pelo menos 100 árvores por ano.

O projeto teve sua concepção inicial em 2020, por conta da necessidade do isolamento social e da digitalização dos projetos, causados pela pandemia de Covid-19. Com isso, a digitalização do reconhecimento de firma faz parte de um processo de modernização feito pelos cartórios brasileiros.

Desde 2020, os processos de divórcios, testamentos, inventários e as procurações são feitos de forma totalmente online no Brasil.

Olá, seja bem vindo a Meta Assessoria!
Como podemos lhe ajudar hoje?