QUAIS SÃO OS TIPOS DE CERTIFICADOS DIGITAIS MAIS UTILIZADOS

O certificado digital é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa. Ele funciona como uma carteira de identificação virtual e permite assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.

Existem duas categorias principais de certificado digital, o tipo A e o tipo S. O primeiro serve para identificar o assinante, confirmar que o documento não foi adulterado e autenticar uma operação.

O segundo tem como objetivo garantir sigilo para informações, criptografando-as para que só possam ser acessadas por quem for autorizado. Ele pode ser usado, por exemplo, para enviar um e-mail com conteúdo sigiloso, evitando que pessoas não autorizadas tenham acesso à informação enviada.

Diferenças dos Certificados Digitais A1 e A3e-CNPJ / e-CPF A1: Tipo de Certificado armazenado no computador dos usuários, é um arquivo digital. Tem validade de 1 ano.

e-CNPJ  / e-CPF A3: Tipo de Certificado armazenado em mídia física (cartão ou token), ele é conectado no computador do usuário, através de uma leitora. Tem validade de 1, 2 e 3 anos. 

O mais utilizado é o certificado digital tipo A, principalmente o A1 e o A3. O que os diferencia é a validade, 1 e 3 anos, respectivamente, e a forma como as chaves criptográficas são geradas e armazenadas.

e-PJ NFE: A principal característica do PJ NF-e é a possibilidade de restringir seu uso apenas para a emissão de documentos fiscais eletrônicos, inibindo acesso a quaisquer outros sistemas, como o da Receita Federal do Brasil por exemplo.

Agora que você já sabe da diferença entre um modelo de certificado digital e outro, basta entrar em contato conosco e solicitar sua emissão ou renovação de sua certificação. É importantíssimo e indispensável para sua empresa possuir seu certificado digital válido e no modelo correto para atender suas necessidades.

Olá, seja bem vindo a Meta Assessoria!
Como podemos lhe ajudar hoje?