A personalização de anúncios online tem se mostrado uma popular estratégia de marketing digital. Segundo um novo estudo da Rakuten Advertising e da RetailX Consumer Observatory, esse modelo de publicidade mais direcionado e personalizado em todas as redes sociais faz com que 37% dos consumidores do país façam compras diretamente motivadas pelos anúncios online, sendo um número bastante acima da média mundial (14%) e dos Estados Unidos e da Alemanha (ambos países 12%).
Os consumidores brasileiros também são os que mais interagem com anúncios online em plataformas específicas. Destaque para o Instagram (69%) e o YouTube (51%), redes nas quais o Brasil lidera as estatísticas com folga. Nos EUA, os consumidores mostram níveis de interação inferiores: 42% no Instagram e 38% no YouTube. A média global nesses dois canais é respectivamente de 44% e 37%.
A pesquisa, realizada em agosto de 2022, analisa novos hábitos de consumo em todo o mundo, incluindo a forma como o público interage com anúncios online. Contém números sobre métodos de compra e dicas para anunciantes que desejam criar uma relação única e ainda mais próxima com o consumidor, atrair e conquistar algum segmento do público.
Outro fator apontado pelo estudo como um “gatilho de compra” para os brasileiros envolve os chamados “reviews” de produtos, que estão cada vez mais populares. Esse tipo de conteúdo e comentários orgânicos, não importando se for publicado por influenciadores globais com fama ou por pessoas comuns com um número baixo de seguidores, transmite mais segurança ao consumidor telespectador que, antes mesmo de utilizá-lo, já conhece mais sobre o produto. Conforme o estudo, 81% dos brasileiros responderam que há grande probabilidade de comprarem algum produto após se depararem com um review positivo na página do vendedor, contra apenas 30% na média global.
“O estudo é um importante termômetro de compra para varejistas que buscam incrementar suas receitas com o apoio do marketing digital, ainda mais em uma época tão concorrida como o final de ano. O público brasileiro tem um potencial de engajamento e conversão excepcional”, afirma Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil.
Alto potencial de conversão no Brasil
“Só este ano, as conversões em vendas geradas por anúncios em afiliados no Brasil cresceram 45% de janeiro a junho de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. Isso reforça a estratégia como uma fonte resiliente para gerar resultados em tempos de incerteza econômica”, explica Tanisho.
Alguns dados que complementam sua fala são a respeito da frequência de compra online. A pesquisa aponta que 42% dos brasileiros adquirem produtos no e-commerce mais de uma vez por mês, enquanto 24% mantêm uma frequência de mais de uma vez por semana.
Quanto aos motivos que levam os brasileiros a comprarem via internet, 37% disseram que são motivados por escolha própria, enquanto 81% se dizem estimulados pelo preço, 40% por conveniência, 43% pelas opções de frete e 21% pelos reviews.
Entre as categorias mais procuradas no e-commerce entre os brasileiros, o top 3 dentre as que geram maior volume de conversão em vendas são cosméticos (64%), flores e presentes (59%), e bebidas (56%).
Fonte: ABRAS/SuperHiper


